Caros leitores,
Corações ao alto!
No último domingo, dia 01 de março, estivemos reunidos na Comunidade Bom Jesus dos Pescadores, para um momento de intimidade com o Senhor, através do retiro espiritual com todas as lideranças da amada Paróquia Nossa Senhora da Lapa. Foi um momento sublime e de muita vitalidade espiritual para todos.
Surge-nos uma pergunta: Como é que se “lidera”? As muitas definições existentes para o conceito da “liderança” quase sempre incluem dois aspectos. São eles: influenciar a conduta e a orientar para um objetivo. Numa formulação abreviada podemos dizer que: Liderança é o influenciar pessoas em vista de um objetivo. Com isto, deixando de lado as muitas teorias e ideologias referentes à liderança, podemos dizer que dois elementos aprecem fortes: metas e influências. Liderar significa fazer com que os valores se tornem conscientes e exigir que eles sejam observados. Liderar é deixar-se ser liderado também. E um bom líder é espiritual, antes de tudo, ele desperta vida nos liderados. Anda de mãos dadas com uma grande consciência da responsabilidade e faz-nos experimentar enorme campo de tensões dos mais diversos interesses e necessidades, onde a liderança se move. Quem tem espiritualidade, transmite com suas palavras, com suas ações e com tudo quando irradia um pouco do Espírito de Jesus. O bom gosto de Jesus não é de dureza nem de amargor, não é gosto de condenação, mas é um gosto de clareza, de amor e de liberdade! Ele sofre por todos, serve a todos, ama a todos. Sabe corrigir em ferir. É uma virtude do coração. É alguém “carente” que vai em busca de outros. Pede ajuda quando cai. Tem humildade.
No retiro, vemo-nos interpelados pelo Senhor. Ele vem até nós para cuidarmos em sua profunda intimidade. Um retiro espiritual prepara a pessoa para viver a busca da sua espiritualidade na sua vida cotidiana, por meio de um processo que não deixa alguém “pronto”, mas fortalecido para a sua luta diária e constante de escolher a melhor parte.
Os retiros de desdobram em diversos temas e áreas de aprofundamento, mas o objetivo central é sempre possibilitar uma nova experiência de encontro com Deus, para reavivar a chama da fé. O tema aprofundado foi a “ Vida de oração pessoal” e a “Vida comunitária: o pão nosso de cada dia”. Muitas pessoas vivem sem sentido em seu existir, buscando respostas para a sua profissão, para a sua vocação, para situações familiares, entre outros, e por meio de um retiro espiritual é possível ressignificar a vida, resgatando a essência da criação de Deus, o primeiro amor.
O retiro espiritual serve para aprofundar no conhecimento da nossa personalidade, descobrir os nossos talentos, buscar o sentido da nossa vida. Para ver o que precisamos para fazer para melhorarmos, para sermos mais felizes. Nunca é tarde para recomeçar, para rever o rumo das nossas vidas;
Agradecemos a todos que se fizeram presente no retiro e no que me compete eu peço as bênçãos de Deus a todos vocês!
Marcos Paulo Rossi de Moraes, M.S.C
Religioso M.S.C/ 2º ano de teologia
Florianópolis (SC)