A formação ocorreu na segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2020, na capela Nossa senhora Aparecida e São Cristóvão do Morro das Pedras.
O amor ao próximo é o sentido da vida
Olhando para a sociedade atual, marcada pelo individualismo, pelas bolhas sociais que unem os iguais por conveniência e exclui o diferente, percebemos que, se por um lado estamos cada vez mais estamos mais ligados, por outro, estamos cada vez menos próximos uns dos outros.
A Campanha da fraternidade de 2020, vem com o Tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” inspirado do Evangelho de Lucas 10, 33-34, “ Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. A Campanha deste ano nos chama ater a ter um olhar solidário de respeito e cuidado com a vida, que é a missão primeira do ser humano independente de sua opção religiosa. Um bom exemplo para seguirmos, é o Samaritano que nos inspira e nos ensina vencer a globalização da indiferença, a fim de tornar-nos cada vez mais humanos. Percebemos que se por um lado, o olhar da indiferença gera tanto mal, o olhar da compaixão pode fecundar o bem no coração humano e conferir o verdadeiro um sentido da vida. O Samaritano nos mostra que no fundo o caminho para a superação da indiferença, que é a origem dos males da sociedade atual, é o olhar interessado e comprometido com bem do próximo, um olhar e uma atitude que busca construir uma nova sociedade marcada pelo amor e pelo cuidado com a vida de quem mais precisa, independente de quem seja ou em que situação se encontre.
Eugenio Luedke Filho, Ir.MSC
“Onde não há amor, coloca amor, e encontrará!” (Chiara Lubich,)