Caros Catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Lapa!
Coração ao alto!
Quero de antemão, agradecer a todos pela presença numerosa na formação ocorrida no dia 03 deste mês. A presença de cada um de vocês enriquece nossa Paróquia com os dons dado pelo Senhor!
O tema de nosso encontro foi: A Espiritualidade do Catequista no processo de Iniciação à Vida Cristã. Um tema amplo e muito importante em nossa caminhada. O evangelho da samaritana (Jo 4, 5-42), nos levou em profunda sintonia com nossa missão catequética.
Faz já tempo que a Igreja no Brasil propõe uma catequese de inspiração catecumenal. Nas palavras parece que é fácil. Nas reflexões os caminhos apresentam-se evidentes. Mas a realização requer renovação interior, revisão das próprias seguranças e fé confiada na força do Espírito de Deus. Por este caminho seremos uma Igreja que apresenta Jesus Cristo como um nome e uma verdade que atrai. Isto é “evangelizar por atração” (DAp, 159). A grande poetisa brasileira Cora Coralina ainda faz ressoar em muitos ouvidos sua bela frase que muito se aplica à catequese: “Não sei… se a vida é curta ou longa demais para nós, mas, sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas”.
O Catequista deve ser uma pessoa de oração. É necessário que o catequista busque a sua forma pessoal de rezar, numa intimidade com Deus, numa oração espontânea e isso seja passado com bastante unção aos catequizandos.
É muito importante que os catequizandos façam a experiência de Deus. Na catequese é preciso haver momentos de interiorização profunda, de admiração profunda das belezas da natureza e da descoberta de Deus, nosso grande e fiel amigo. Quando descuidarmos do exercício da oração, reaparece a nossa incapacidade de caminhar na busca de Deus e na busca das coisas de Deus.
Nossa prece por todos vocês catequistas. Nunca percam a alegria de anunciar Jesus Cristo. Ele conta com você! E ainda, com segurança, lhes digo que, Deus irá lhes abraçar com muita força, agradecendo-lhes o grande trabalho pastoral que exercem na comunidade de fé.
Deus lhes abençoe!
Meu abraço fraterno e cordial!
Marcos Paulo Rossi de Moraes, M.S.C
Religioso MSC
Florianópolis SC