Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: Vós sois todos irmãos e irmãs (Mt 23, 8)
Vivemos em um país polarizado, intolerante e violento que reflete uma sociedade composta por pessoas amedrontadas, cansadas e suscetíveis a discursos fundamentalistas e radicais. Esta realidade se manifesta no cotidiano de todos nós quando lidamos com rupturas familiares, conflitos entre amigos, violências digitais, simbólicas, verbais e físicas por causa de posicionamentos políticos ou religiosos. A Campanha da Fraternidade 2024 aborda esta situação a partir de uma reflexão profunda iluminada pela Palavra de Deus. O objetivo central é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja uma realidade entre todas as pessoas e povos.
CF 2024 e a educação
A Campanha da Fraternidade 2024 (CF 2024) propõe uma reflexão profunda sobre a inimizade social presente na sociedade brasileira contemporânea, evidenciando suas raízes na falta de educação, marcada pelo desconhecimento do outro, escasso repertório cultural, e poucos contatos com a diversidade de pensamento. A campanha destaca os desafios gerados pelo contato indiscriminado com conteúdos nas redes sociais, alertando para a desinformação e ódio propagados, especialmente entre crianças, jovens e adultos. Ao analisar décadas de modelos educativos bancários e transmissionistas, a CF 2024 ressalta a necessidade de superar uma geração com pouco apreço pela diversidade, escassas habilidades socioemocionais e dificuldades de aprendizado. Diante desse panorama, a proposta da CF 2024 convoca à adoção de uma pedagogia da tolerância, fundamentada no conhecimento e reconhecimento do outro, na valorização da pluralidade e diversidade culturais, na habilidade de se comunicar assertivamente, e no desenvolvimento do senso crítico para formar o discernimento acerca do que é bom, verdadeiro e belo.
Objetivos da CF 2024
Objetivo Geral
DESPERTAR para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos!
Objetivos específicos
- ANALISAR as diversas formas da mentalidade de indiferença, divisão e confronto em nossos dias e suas consequências para toda a humanidade, inclusive na dimensão religiosa.
- COMPREENDER as principais causas da atual mentalidade de oposição e conflito, geradora da incapacidade de ver nas outras pessoas um irmão e irmã.
- IDENTIFICAR iniciativas de comunhão, reconciliação e fraternidade, capazes de estimular a cultura do encontro.
- REDESCOBRIR, a partir da Palavra de Deus, a fraternidade, a amizade social e a comunhão como elementos constitutivos de todo ser humano.
- ACOLHER o magistério da Igreja sobre a fraternidade universal, como ajuda ao discernimento nas inúmeras situações de conflito e divisão.
- APROFUNDAR a compreensão da comunhão e da fraternidade como caminho para a realização pessoal e para a paz em todas as situações da vida.
- CONSCIENTIZAR sobre a necessidade de construir a unidade em meio à pluralidade, superando divisões e polarizações.
- ESTIMULAR a espiritualidade, os processos, os hábitos e as estruturas de comunhão na Igreja e na sociedade.
- INCENTIVAR e PROMOVER iniciativas de reconciliação entre pessoas, famílias, comunidades, grupos e povos.