Florianópolis, 28 de fevereiro de 2022.
Querido (a) Professor (a),
Com justa razão, muitas vezes mencionamos a entrega dos profissionais da saúde que colocaram em risco a própria vida e suportaram uma situação de esgotamento, durante esta terrível pandemia que ainda atravessamos. Além disso, com frequência, agradecemos aos agentes das obras sociais que trabalham para distribuir alimentos para os necessitados. Porém, sinto a necessidade de reconhecer também e, especialmente, a contribuição insubstituível dos docentes.
Ao fim e ao cabo, alimentos, saúde e educação são três necessidades da vida humana que, aliadas a segurança, sustentam a sociedade. Contudo, o alimento, a saúde e a segurança, sem a EDUCAÇÃO, resultariam em um imperdoável descuido. Ouso dizer que qualquer sociedade, para ser justa e fraterna tem, na dinâmica proporcionada pelo sistema educacional, a condição eficaz para se sustentar e enfrentar as dificuldades. Porque educar é criar as condições para um futuro melhor, educar é dar instrumentos para a vida, educar é preparar o terreno para que o melhor das pessoas aflore, se aperfeiçoe.
OBRIGADO A VOCÊ PROFESSOR (A)!
Obrigado porque, de certa forma, és agricultor(a), artista e poeta! Semeias o desejo da verdade, revelas a beleza do mundo e mostras o que é essencial na vida. Teu trabalho está intimamente ligado a vida das pessoas que te foram confiadas, não só para enriquecer suas mentes com informações, mas para desenvolver capacidades, mediar reflexões e para transmitir os melhores valores. Sei que não tem sido fácil, tanto para ti como para os pais que acompanham seus filhos(as) em idade escolar. A pandemia pôs a prova a nossa flexibilidade para encontrar novos caminhos, para mudar nossos hábitos, para comunicar de outra maneira, para desenvolver outras formas de paciência e empatia. Obrigado, sobretudo, por teres aceito esse árduo desafio.
Animo-te a seguir e a dar o melhor de ti neste novo ano letivo que a pouco teve início. Nunca nos arrependeremos da entrega ao serviço, especialmente quando esse serviço se concretiza através da educação. Para o professor(a) o ofício não é um apêndice de sua vida ou algo secundário. Sua própria identidade se transforma pela vocação educativa, por esse chamado que Deus pôs no coração, por essa vontade de promover os educandos até que possa florescer o melhor em cada um deles.
Peço a Deus que te abençoe, proteja e te encha de paz e esperança! Convido-te para as celebrações de Abertura da Campanha da Fraternidade, que nesse ano de 2022 traz o tema “FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO” e lema o “Fala com Sabedoria, ensina com Amor” (Pr. 31, 26).
Cordialmente,
PE. VÂNIO DA SILVA
Pároco de Nossa Senhora da Lapa