- Ao receber a nomeação de Dom Wilson Tadeu Jönck para pároco de Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, quero, antes de mais, agradecer ao Sr. Arcebispo a confiança que põe em mim para tão precioso ministério. Por minha parte, toda confiança tenho na graça divina, que nunca nos falta com o necessário para o que Deus nos pede.
- Dirijo uma palavra de muita consideração e estima ao Pe. Antônio Teixeira, ao Pe. Bertrand De Vetter e a todos os dedicados Missionários do Sagrado Coração que há tantos anos estão cuidando da Paróquia da Lapa e que agora acolheram o desafio de iniciarem a nova Paróquia de Nossa Senhora do Sagrado Coração, com sede no Campeche. Consideração e estima que estendo também aos queridos diáconos Avelino Tretim e Hélio Pinheiro. Conto com todos, no contributo inestimável das suas experiências e sabedoria.
- Aos paroquianos de Nossa Senhora da Lapa, cristãos leigos e leigas, que vivem e testemunham o Evangelho de Cristo, dedico agora tudo quanto tenha de melhor no meu coração. Como “programa” levarei um só propósito, total e absoluto: conhecer, amar e servir esta paróquia.
- Conhecer: o território, a história, a cultura, as lideranças e todo o povo santo de Deus que peregrina no sul da Ilha. Quando se chega a um lugar o único projeto que se deve ter é “aprender”. Por isso, peço que cada um me tome pela mão, seja meu mestre, e me ensine a ser o pároco que vocês precisam.
- Amar: com o amor de Cristo Pastor que se entrega com tudo que é e tem. Amar é dar a vida. O meu coração já mora no Ribeirão da Ilha e já está aberto aos meus novos paroquianos. Não irei para tomar posse da paróquia, irei para que a paróquia tome posse de mim. Sou vosso, em Cristo!
- Servir: aproximando e unindo o muito que o Espírito Santo vai suscitando nos fiéis, nas pastorais, nos movimentos e nas comunidades. Na sua raiz grega, a palavra pároco (pároikos) recorda o “peregrino” que afastado da própria casa, vive junto das casas alheias. Vou para caminhar com vocês e entre vocês. Somos Igreja sinodal, somos Igreja quando caminhamos juntos.
- Saibam que eu estou contente, muito contente! Creio que o melhor que pode acontecer é que o novo pároco chegue com vontade. Com vontade de evangelizar e de fazer da paróquia uma Igreja ainda mais viva e fecunda para a glória de Deus.
- Creio que na evangelização, mais do que fazer muitas coisas, trata-se de não pormos obstáculos ao Reino de Deus. A Palavra tem força e, ao ser semeada, cresce por si mesma.
- Espero passar um bom tempo de minha vida no Ribeirão da Ilha e, por isso, peço que me recebam, com minha história e com os meus muitos limites. Peço que me recebam com fé, como o padre que Deus, por meio da Igreja, quis dar a esta paróquia para acompanhá-la e conduzi-la.
- Sei que sou chamado a dar aqui o melhor de mim: “Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu vos dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda”. (At 3,6)
- Minha intenção será sempre recolher os abundantes frutos das numerosas sementes do Evangelho que a tantos anos já estão sendo lançadas nessas terras benditas. Ao mesmo tempo, confio que Deus pode e quer nos dar mais: mais fé, mais vida nas comunidades, mais amor fraterno, mais contemplação, mais fervor missionário, mais alegria de servir a Cristo.
- Dom Wilson agendou a celebração da minha entrada na Paróquia de Nossa Senhora da Lapa para o dia 2 de fevereiro, quarta-feira, 19h30m, na belíssima Festa da Apresentação do Senhor. Entretanto, já a partir de 14 de janeiro, ao lado dos missionários do Sagrado Coração e aprendendo com eles, estarei visitando e celebrando com as comunidades.
- Preciso muito da oração de cada um dos meus novos paroquianos. Peço, por favor, que nos próximos dias, orem por mim com essas ou outras palavras que o Espírito colocar em vossos corações:
Pai de misericórdia, que na vossa benigna Providência,
quisestes colocar pastores à frente do vosso povo,
derramai na Igreja o espírito de piedade e de fortaleza
que faça do vosso servo, Padre Vânio da Silva,
um digno pároco desta paróquia de Nossa Senhora da Lapa e o torne um forte e humilde mensageiro do Evangelho.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Amém!
- A Virgem Maria da Lapa interceda por nós e seja um imã a atrair o Espírito Santo, para que nossas comunidades experimentem nesta nova etapa missionária da sua história, um novo Pentecostes.
Pe. Vânio da Silva
10 de dezembro de 2021